Vai adquirir um imóvel?

Fique atento na documentação para não se frustrar

Adquirir um imóvel sempre requer cautela para não tornar o negócio um motivo de frustração e acarretar prejuízos financeiros. Transações que incluem contratos de compra e venda de imóveis sempre merecem cuidados especiais, portanto, é preciso ficar atento com detalhes que podem ajudar a evitar dor de cabeça no futuro.

Entre os cuidados que o comprador deve tomar está em fazer um levantamento prévio e uma investigação sobre o imóvel, verificar se é regularizado, se possui escritura, matrícula ou transcrição, caso não tenha é necessário pensar bem sobre a compra já nesse início, porque já indica problemas.

Mas, caso haja matrícula e irá seguir com a transação deve-se pedir outro documento, a certidão de inteiro junto ao cartório que apresentará todo o histórico do imóvel inclusive todos os atos praticados e toda a cadeia de ex-proprietários. Após esse documento é importante também solicitar uma certidão de ônus reais, ela tem por objetivo informar se o imóvel possui algum ônus como hipoteca, penhora e arrematações, ações e processos que envolvam o imóvel ou os proprietários atuais, promessa de compra e venda, entre outros.

Outra orientação importante é pedir a certidão de débitos imobiliários e verificar se não há nenhum tributo como o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana) ou outras taxas atribuídas ao imóvel.

Em caso de imóveis localizados em condomínios é importante que ele tenha um termo de quitação de débitos condominiais. E o termo de quitação também pode-se ser exigido no caso de contas de consumo como luz e água.

Segundo João Luiz, advogado e especialista em contratos, transações imobiliárias ficam mais seguras quando os contratos são analisados por uma consultoria jurídica que dará todo o suporte necessário para que o negócio seja firmado com transparência.

O Escritório de Advocacia Silva Tedoldi pode auxiliá-lo no processo.
Para tirar outras dúvidas com nossos especialistas na área, entre em contato com o escritório
pelo telefone (48) 9186-2555 ou envie uma mensagem via WhatsApp.

FALE AGORA COM UM DE NOSSOS ADVOGADOS

Menu
× Como posso te ajudar?